Aqui constam algumas das perguntas e respostas mais frequentes, porém caso sua dúvida não esteja respondida aqui, sinta-se à vontade para nos consultar no que for preciso.
Telhas Termoacústicas são constituídas de duas telhas metálicas, geralmente de aço galvalume ou alumínio, com o recheio de algum material isolante, por isso também são conhecidas como Telhas Sanduíche, sendo os mais comuns o EPS ou o PU.
Tais telhas, por possuírem um material isolante na sua construção, diminuem significativamente a entrada de calor externo nos ambientes onde são utilizadas, aumentando desta forma o conforto térmico e reduzindo os gastos com energia elétrica, visto que a necessidade de equipamentos para a climatização dos ambientes também é reduzida.
Além destes benefícios, as telhas Termoacústicas também apresentam uma maior resistência mecânica, o que pode resultar em uma estrutura menos complexa para o telhado, visto que com uma maior resistência mecânica, os vão a serem vencidos podem ser maiores.
Também existe uma grande vantagem com relação à instalação, pois como as telhas já fabricadas nas medidas corretas, o trabalho de instalação é feito de maneira mais rápida.
Existem vários materiais que podem ser utilizados como isolamento para telhados, porém os mais comuns são o Poliestireno Expandido (EPS / Isopor) e a Espuma Injetada de Poliuretano (PU).
O Poliestireno Expandido, também conhecido como EPS, é um material leve e resistente, composto em sua maioria por ar, o que lhe confere suas propriedades como isolante térmico.
Geralmente é a opção mais barata e de montagem mais prática, pois as placas já vem prontas de acordo com o modelo das telhas em uso, sendo necessária sua colagem.
A Espuma Injetada de Poliuretano, também conhecida como PU é um material mais robusto que o EPS, principalmente no que diz respeito ao isolamento acústico, sendo mais recomendada quando deseja-se isolar também os ruídos externos.
Devido às suas características, este material geralmente apresenta um custo mais elevado na montagem de telhas termoacústicas, pois são necessárias máquinas especializadas para fazer a injeção dos componentes da espuma entre as duas telhas.
Telhas de Aço Galvalume são telhas de aço cobertas com uma camada de um material que confere proteção contra a corrosão, neste caso o Galvalume, que é formada por uma liga de Alumínio, Zinco e Silício, muito similar ao Galvanizado, porém neste último, não há alumínio na liga de proteção, por este motivo, as telhas galvanizadas também são conhecidas como telhas Zincadas.
Em relação à proteção Galvanizada, a liga de Galvalume oferece melhores propriedades de proteção, oferecendo uma maior vida útil para a telha de aço.
Geralmente são fabricadas nas espessuras de 0,40mm e 0,43mm, mas também estão disponíveis nas espessuras de 0,50 e 0,65mm, porém nestes casos, somente sob encomenda.
Como o Galvalume protege a chapa metálica em relação à corrosão, as telhas que possuem tal proteção apresentam uma maior vida útil em relação à chapa de aço nua.
São dois os mecanismos que atuam na proteção do aço através da aplicação do banho de galvalume, um mecânico e um eletroquímico.
Em relação à proteção mecânica, o próprio fato de a chapa estar coberta por uma camada de outro material impede o contato do metal nu com a atmosfera, agindo de maneira semelhante ao que se espera da pintura.
Já o outro mecanismo de proteção ocorre pela adição do zinco na liga de Galvalume, o qual impede a corrosão da chapa através da transferência de elétrons entre os materiais, método muito similar ao utilizado em cascos de navios, onde são presas peças de zinco para proteger a chapa de aço da corrosão.
Telhas conformadas a partir de chapas de alumínio de espessuras variadas, sendo as mais comuns as espessuras de 0,4mm; 0,5mm e 0,7mm.
Por serem fabricadas de alumínio, um material muito mais leve do que o aço, tais telhas necessitam geralmente de uma estrutura menos robusta, e consequentemente mais barata.
O alumínio já possui uma resistência natural à corrosão, devido a uma camada de óxido que se forma em sua superfície, a qual acaba por proteger o material.
Também existe a possibilidade de aplicar-se uma pintura, aumentando ainda mais a resistência do material.
Telhas fabricadas geralmente em resina reforçada com fibra de vidro, o que permite a passagem de luz natural para dentro dos ambientes.
Como estas telhas permitem a entrada de iluminação natural, são muito utilizadas em galpões industriais e áreas nas quais se deseja uma redução no custo com iluminação.
Também podem ser fabricadas em várias cores e para os mais diversos modelos de telhas disponíveis no mercado.
Existem parafusos dos mais diversos tamanhos e com os mais diversos tratamentos superficiais. Geralmente feitos de aço e auto-brocantes, tais parafusos podem apresentar tratamento zincado, que é semelhante ao tratamento galvanizado normal, ou tratamento Ecoseal / Duraseal, que são ligas melhores e que apresentam uma maior resistência à corrosão.
É importante mencionar com relação aos parafusos, a observação da correta técnica de fixação das telhas, o que minimiza as chances de vazamentos e reparos prematuros.
Rufos podem ser laterais ou de topo, e são peças geralmente utilizadas para dar acabamento no telhado.
São as telhas que ficam no topo do telhado, geralmente constituídas de duas folhas unidas e formando um ângulo entre si, o qual deve coincidir com o ângulo do telhado.
Por possuírem abas iguais, os modelos U são recomendados para captar água de mais de uma face do telhado, geralmente ficam instaladas entre duas faces.
Como possuem abas desiguais, os modelos J são recomendados para captar água de somente uma face do telhado, geralmente ficam instaladas nas laterais externas dos telhados.
Quando já existe um telhado no local, o mais recomendado é utilizar um modelo de telha que seja compatível, possibilitando o encaixe correto entre as telhas.
Para Telhas Simples
Alumínio ou Aço Galvalume?
Telha Natural ou Pintada?
Espessura da Telha?
Área a ser coberta?
Para Telhas Termoacústicas
Alumínio ou Aço Galvalume?
Natural ou Pintada?
Espessura da Telha?
Material do Isolamento? (EPS ou PU?)
Espessura do Isolamento? (30, 40 ou 50mm?)
Área a ser coberta?