No Brasil, as telhas de aço possuem normas quanto à sua fabricação. Tais normas são definidas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para as telhas de aço, temos a norma ABNT NBR 14513 e 14514.
As telhas de aço geralmente são mais baratas e possuem uma maior resistência mecânica, mas uma menor resistência à corrosão, pois o aço oxida mais facilmente com a ação do tempo. Por este motivo, a maioria dos fabricantes aplica um revestimento denominado galvalume em suas telhas. O galvalume é uma tecnologia mais nova, constituída de uma liga de zinco e alumínio, que visa substituir a tecnologia antiga de galvanização, que utilizava somente uma liga de zinco. A função deste revestimento é atuar como barreira química e física às ações do tempo, e dessa maneira proteger o aço da corrosão. De maneira física, a atuação se dá pelo próprio recobrimento do material, e de maneira química, ocorre através da utilização do revestimento como material de sacrifício. Ou seja, quem irá efetivamente oxidar com a ação do tempo será o revestimento, e não a chapa de aço. Porém, após certo tempo, tal revestimento será consumido e ocorrerá a oxidação da chapa de aço em si.
Como proteção adicional às telhas de aço galvalume, pode ser aplicada uma camada de pintura, a qual aumenta a proteção física à corrosão.
Mais informações técnicas sobre o material podem ser encontradas no site da fabricante!