No Brasil, as telhas de alumínio possuem normas quanto à sua fabricação. Essas normas são definidas pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Para as telhas de alumínio, temos a norma ABNT NBR 14331.
As telhas de alumínio possuem algumas vantagens em relação às telhas de aço. O alumínio é um material com uma densidade muito menor do que o aço (aproximadamente 3x), permitindo dessa maneira que a estrutura de sustentação do telhado seja menos robusta, e consequentemente mais barata. Em relação à oxidação, o alumínio é um material que possui uma resistência natural a este tipo de corrosão. Ao entrar em contato com o ar, ocorre a oxidação de uma camada superficial da peça de alumínio, fenômeno denominado de passivação, porém esta camada acaba agindo como uma proteção natural do resto da chapa de alumínio, por possuir uma boa aderência com o material, ou seja, somente uma camada muito pequena da superfície do material irá oxidar, protegendo o restante da chapa.
É importante afirmar que, apesar de o Alumínio possuir esta proteção natural à corrosão, ela ainda pode ocorrer em regiões com atmosferas mais agressivas. Nestes casos, além desta proteção natural, as telhas deste material também podem ser pintadas na cor escolhida, o que aumenta ainda mais a proteção à corrosão deste material.
Por este motivo, as telhas de alumínio são muito mais apropriadas em regiões litorâneas, locais onde a maresia é um grande agente causador de corrosão, e as telhas de aço, mesmo com revestimento de galvalume ou pintura, apresentam um desgaste mais rápido.
Mais informações sobre o tema podem ser encontradas neste link!